[Email] Quanto tempo para fazer um mapa mental

mapas mentais grátis para concurso

Respondendo um email enviado pela Renata que me perguntou quanto tempo eu levava para um mapa mental.

Olá Terezinha, td bem? Espero q sim.
Bom, primeiro te parabenizo pelos mapas mentais q sao excelentes e mto bem feitos, adquiri vários de direito algum tempo atrás e gostei bastante. Mas como preciso estudar outras matérias como por exemplo, direito eleitoral, resolvi baixar o mindmanager na versao teste pra tentar fazer alguns mapas, até q sai mas demoro demais, parece q daí o estudo nao rende e dá um desespero. Então antes de adquirir a licença, gostaria se vc pudesse q compartilhasse sua experiencia de quanto tempo leva em média para confeccionar um MM?
Te pergunto, até pq o Felipe Lima diz q a elaboração tem q ser rápida quando feitos na mão.
obrigada Tere
abcos, renata.

ampulheta mesa
Renata,
O tempo que é levo em mapa é muito variável. Depende muito do meu entendimento do assunto e do material que eu tiver.
Ou seja, quando o material é objetivo, esquematizado, facilita muito a produção do mapa.
Hoje, com a prática que tenho no MindManager, para um mapa que reflita uma página de uma lei, que inclua todos os pontos, eu demoro de 1 a 2 horas. Incluindo decorar (colorir e descatar fontes) e ilustrar.
Lembrando que eu demoro muuuuito tempo buscando e organizando imagens.
Eu já fiz muitos mapas no papel. Mas comecei a fazer com software principalmente para usá-lo como gerenciador de conhecimento. Quando começo a estudar um assunto, começo a fazer um mapa, bem superfecial, as vezes só com o índice do livro ou pontos do edital. À medida que vou estudando, com completando as informações no galho. Se assunto cresce demais, vira um novo mapa e assim vai.
Você pode voltar várias vezes. Cada vez que fizer exercícios e mapa não responder a questão, hora de copletar. Se informação estava lá, mais você não lembrava, então é hora de decorar, colocar imagem, mnemônico, etc.
Quanto mais você estuda um assunto e faz exercícios, sempre complementando o mapa, seus mapas vão ficando cada mais “apurados”.
Os mapas mentais da Lei 8.112 (Estatuto do Servidor Público) que estão diponíveis no site, comecei a fazer em 2001, ainda no papel. Sempre que volto a estudar o assunto, sempre ainda acho o que acrescentar.
Então, concordando com o Felipe Lima, primeiro mapa pode ser rápido. E você pode acrescentando mais informações ao longo do estudo, de acordo com a necessidade e as questões que for resolvendo.

terezinhanr

Website:

    5 Comentários

    1. Anônimo

      Uma coisa que acho muito legal, que tem haver com os mapas mentais, é quando se interpreta o texto em uma imagem. Faço isso quando vou fazer uma apresentação. No caso da apresentação a técnica que utilizo é tentar encontrar ou compor uma imagem que transmita logo de imediato a idéia do que devo expor. Quando quero brincar (até por que não sou especialista) de mapas mentais começo a fazer exatamente como a Tereza colocou, começo pelo índice, onde podemos ter uma idéia geral do texto, depois vou ramificando.

      • Anônimo

        Isso mesmo João, tenho um preocupação especial com as imagens para que representem bem o conceito. 
        Por isso invisto tanto tempo buscando, organizando e editando imagens.

    2. Valerygram

      voces podiam fazer de direito elitoral

      • Anônimo

        Olá Valerygram, realmente temos muito pedidos para mapas mentais de Direito Eleitoral, esse assunto já está em nossa lista de projetos futuros.

    3. Luiz Ch

      nossa eu demoro cerca de meia hora nas materia da escola, são excelentes me ajudaram muito no vestibular. Tudo se resume em naquilo muito top mesmo

    Deixe uma resposta

    Please rate*

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *