Como fazer mapa mental de lei com Mindmanager

O Mindmanager é um dos principais programas para mapas mentais. Eu vou mostrar algumas dicas sobre como usá-lo para fazer um mapa mentais sobre uma lei. Para esse tutorial eu vou usar o comecinho do Código de Trânsito (CTB).

O que você vai aprender nesse artigo:

  • Usar o Google Docs como base para fazer o mapa mental de uma lei
  • Combinar mais uma fonte no mesmo nó
  • Inserir uma chave para um bloco de galhos
  • Inserir informação de artigo e inciso

Preparação

Palavras chaves 

Sempre que vou fazer mapas mentais sobre leis, começo “quebrando-a” em palavras chaves. Para isso o copio a lei diretamente do Planalto para um documento do Google Docs.

A partir daí eu vou fazendo indentação, retirando palavras desnecessárias, abreviando, juntado e criando siglas, substituindo número por extenso por algarismos, sempre deixando as referências quanto aos artigos e incisos.

O documento no  GoogleDocs do art. 1º do CTB ficou assim:

CTB-Código-de-Trânsito-Brasileiro-Documentos-Google.

CTB-Código-de-Trânsito-Brasileiro-Documentos-Google

Modelo Mindmanager

Ainda em nome de produtividade, eu tenho arquivo modelo do Mindmanager já com galhos coloridos e marcadores tag configurados, isso é importante para diminuir o tempo de produção do mapa.


Fazendo o mapa mental

Texto

Então vamos começar a fazer o mapa mental pelo nó Central que o sobre o que se trata o mapa central. Neste caso, é um mapa sobre Trânsito. Eu vou copiando as palavras da lei que está no GDrivre para o mapa modelo no MindManager.

O ideal é sempre deixar somente uma palavra por galho, mas algum texto completar ajuda deixar seu mapa mais claro, seja para você quando for revisar depois ou para outra pessoa que venha a usá-lo. Nesse destaco sua palavra chave. Pode ser usando negrito, maiúsculas, outra fonte, outra cor, ou a combinação de tudo isso.

02-ctb-mapa mental com mindmanager

Referências – Artigos/Incisos

Principalmente em mapas mentais feitos a partir de leis, gosto de indicar o número da a lei, artigo, inciso de origem. Isso eu faço usando recurso de Tag do Mindmanager. A tag é um marcador (Marker) do tipo texto. Para adicionar, clico no botão direito no nó central ou galho que quero incluir a referência, depois escolho a opção Tag.

Se eu já tiver a tag cadastrada, basta selecionar. Se não, adiciono com nessa tela abaixo.

Para inserir um tag, clica com botão direito, seleciona Tags > Add new tag …

Na caixa seguinte, informo o número da lei.

O Grupo é tipo de tag, por exemplo: lei, art. (artigo), § (parágrafo), etc. O nome é valor dela. Nesse exemplo, para o grupo Lei, eu adicionei o número da lei que é 9.503

 Eu não costumo incluir o ano da lei simplesmente porque é uma informação muito fácil de achar e não considero relevante para o mapa mental.

 

Chaves e Colchetes

Continuando a inserir as informações a partir da lei. Em alguns caso é necessário inserir uma chave para fazer a convergência de informações. O problema é que o mindmanager não deixa inserir uma chave para um bloco de galhos. Para contornar isso, eu insiro um galho antes, sem texto, com o fonte tamanho um, sem seguida movo os galho para esse galho vazio, agora é inserir a chave para o galho vazio. Fica assim:

Depois de inserir todas as informações que estavam no googledocs, o mapa ficou assim:

Para melhor aproveitamento de espaço, mudo o direcionamento do crescimento para “Tree”

Siglas e Mnemônicos – Legenda

Algumas leis se referem aos seus objetos ou seus sujeitos tecnicamente e sempre da mesma forma.

A legenda eu adiciona usando o float topic. É bem chatinho de posicionar Float Topic, em vez de tentar arrastar para onde eu quero que ele fique, eu copio (Ctrl+C), clico no lugar que quero, e colo (Ctrl+V). Assim ele fica um pouco mais perto, mas dificilmente extamente onde

Completando o texto

Inclusão das Imagens

ícones

As imagens

Formato PNG tem fundo transparente, prefiro o tamanho 32 pixels.

Fontes de imagens

Veja esses também

terezinhanr

Website:

    Deixe uma resposta

    Please rate*

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *