Como fazer mapa mental de lei com Mindmanager

O Mindmanager é um dos principais programas para mapas mentais. Eu vou mostrar algumas dicas sobre como usá-lo para fazer um mapa mentais sobre uma lei. Para esse tutorial eu vou usar o comecinho do Código de Trânsito (CTB).

O que você vai aprender nesse artigo:

  • Usar o Google Docs como base para fazer o mapa mental de uma lei
  • Combinar mais uma fonte no mesmo nó
  • Inserir uma chave para um bloco de galhos
  • Inserir informação de artigo e inciso

Preparação

Palavras chaves 

Sempre que vou fazer mapas mentais sobre leis, começo “quebrando-a” em palavras chaves. Para isso o copio a lei diretamente do Planalto para um documento do Google Docs.

A partir daí eu vou fazendo indentação, retirando palavras desnecessárias, abreviando, juntado e criando siglas, substituindo número por extenso por algarismos, sempre deixando as referências quanto aos artigos e incisos.

O documento no  GoogleDocs do art. 1º do CTB ficou assim:

CTB-Código-de-Trânsito-Brasileiro-Documentos-Google.

CTB-Código-de-Trânsito-Brasileiro-Documentos-Google

 

O destaque em amarelo é nome do arquivo, uso uma codificação que os arquivos fiquem sempre em ordenados, mesmo que dividir mapas no futuro.

Modelo Mindmanager

Ainda em nome de produtividade, eu tenho arquivo modelo do Mindmanager já com galhos coloridos e marcadores tag configurados, isso é importante para diminuir o tempo de produção do mapa.


Fazendo o mapa mental

Texto

Então começo a fazer o mapa mental pelo nó Central que o sobre o que se trata o mapa central. Neste caso, é um mapa sobre Trânsito. Eu vou copiando as palavras da lei que está no GDrivre para o mapa modelo no MindManager.

O ideal é sempre deixar somente uma palavra por galho, mas às vezes algum texto completar ajuda deixar seu mapa mais claro, seja para você quando for revisar depois ou para outra pessoa que venha a usá-lo. Nesse caso, destaco a palavra chave e deixo o texto complementar mais discreto. Pode ser usando negrito, maiúsculas, outra fonte, outra cor, ou a combinação de tudo isso.

02-ctb-mapa mental com mindmanager

Referências – Artigos/Incisos

Principalmente em mapas mentais feitos a partir de leis, gosto de indicar o número da a lei, artigo, inciso da referência origem. Isso eu faço usando recurso de Tag do Mindmanager. A tag é um marcador (Marker) do tipo texto. Para adicionar, clico no botão direito no nó central ou galho que quero incluir a referência, depois escolho a opção Tag.

Se eu já tiver a tag cadastrada, basta selecionar. Se não, adiciono com nessa tela abaixo.

Para inserir um tag, clica com botão direito, seleciona Tags > Add new tag …

Na caixa seguinte, informo o número da lei.

O Grupo é tipo de tag, por exemplo: lei, art. (artigo), § (parágrafo), etc. O nome é valor dela. Nesse exemplo, para o grupo Lei, eu adicionei o número da lei que é 9.503.

Outro exemplo é o grupo “art.”, para artigo, o nome (name) é a própria indicação do artigo, 1º , 2º etc.

 Eu não costumo incluir o ano da lei simplesmente porque é uma informação muito fácil de achar e não considero relevante para o mapa mental.

Chaves e Colchetes

Continuando a inserir as informações a partir da lei. Em alguns caso é necessário inserir uma chave para fazer a convergência de informações. O problema é que o mindmanager não deixa inserir uma chave para um bloco de galhos. Para contornar isso, eu insiro um galho antes, sem texto, com o fonte tamanho um.

em seguida movo os galho para esse galho vazio, agora é inserir a chave para o galho vazio. Fica assim:

Depois de inserir mais informações que estavam no GDocs, se o mapa começar a fica muito largo, mudo o direcionamento do crescimento para “Tree” para melhor aproveitamento de espaço

Siglas e Mnemônicos – Legenda

Algumas leis costumam ter termos que repetem, geralmente se referem aos seus objetos ou seus sujeitos, para esses podem ser criados siglas ou mnemônicos.

Para deixar esses termos explicitados, incluo uma legenda usando o float topic. É bem chatinho de posicionar Float Topic, em vez de tentar arrastar para onde eu quero que ele fique, eu copio (Ctrl+C), clico no lugar que quero, e colo (Ctrl+V). Assim ele fica um pouco mais perto, mas dificilmente exatamente no posicionamento que eu quero.

Completando o texto

Inclusão das Imagens

Quanto mais simples a imagem melhor, por isso prefiro imagem do tipo ícone com contorno preto. Gosto do contorno por deixar a imagem mais definida e fácil de ser entendida mesmo que pequenas. Bons sites baixar imagens assim são :

 Dica: faça busca por termos em inglês, se não souber, por usar o Google Tradutor.

Se estiver procurando no busca imagem do Google , busque por “(termo da busca em inglês) icon”. Se não souber como é termo que você está procurando inglês, use o Google Translator.

O Mindmanager só permite colocar uma imagem por galho, então pode ser necessário juntar mais de uma imagem para construir o conceito desejado.

Depois de todos esses passos, o mapa  ficou assim:

Se alguma coisa não tiver ficado muito clara ou quiser que explique algum passo com mais detalhes, coloca aí nos comentários.

 

Veja esses também

terezinhanr

Website:

    Deixe uma resposta

    Please rate*

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *