Como Fazer um Plano de Estudos

plano de estudos

Para a maioria dos estudantes a  parte mais difícil é estudar! Normalmente tem muitos materiais para estudar que acabam procrastinando até a véspera da prova e passam a noite inteira estudando, o resultado é a pessoa cansada durante a prova.
A maneira mais simples de se evitar isso é fazer um plano de estudos como uma forma para você aprender mais e você se sairá  melhor no exame se gastar uma hora por dia durante 20 dias do que estudar 10 horas em 2 dias antes do exame.

Individual ou em grupo? – O primeiro passo para fazer um plano de estudo é decidir como você quer estudar, só ou  em grupo. Quando se planeja o seu tempo e organização de estudos saber como vai estudar é um fator relevante pois para um grupo as necessidades de estudo e horários as vezes são diferentes e precisam ser levadas em consideração.

Tempo – Tem dois elementos que são cruciais para um plano de estudos. O primeiro é quanto tempo tem até o dia do concurso, o segundo é o tempo que você tem por dia para estudar. Tente estudar pelo menos 2 horas por
dia mas se não tiver muito tempo até o dia da prova aumente esse tempo. Organize o seu horário exato de estudos de forma clara para cada dia.

Sem tempo? – Se você não tem mais tempo para estudar, tente focar no que se lembra das informações que já sabe em vez de ensinar para você mesmo uma nova informação. Normalmente as pessoas não lembram do novo conteúdo no dia da prova, então é melhor ter certeza que o que você sabe está na ponta da língua. Se você tiver um pouquinho mais de dias pode dividir o conteúdo para não ficar tudo para a noite anterior.

Conteúdo – Lógico que o conteúdo que você deve estudar depende da prova que irá fazer. Os materiais de estudo também precisa ser organizado em módulos e metas em seu cronograma desde modo você saberá quando e o que estará estudando.


Uma vez que seu plano de estudos estiver feito e o material selecionado, agora é só colocar a mão na massa, ou melhor nos livros, e começar a estudar. Quando ler um livro faça notas nas margens e use diferentes cores de marcadores de texto. Depois pegue suas anotações e partes marcadas e faça um belo  mapa mental para revisar facilmente tudo que estudou.

Bons Estudos =D

Esse post foi baseado no artigo  How to Make a Study Plan


Twitter-icon Siga-nos no twitter, novidades e promoções exclusivas: @mapasequestoes
logo-ico-mini Cadastre-se no site www.mapasequestoes.com.br e ganhe um ebook de mapas mentais de Direito Constitucional - Artigo 5º - Direitos Fundamentais

You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed.