Os mapas mentais de Tony Buzan

Mapa Mental sobre o próprio Tony Buzan. Fonte: http://www.thinkbuzan.com/us/tonybuzan

Mapa Mental sobre o próprio Tony Buzan. Fonte: http://www.thinkbuzan.com/us/tonybuzan

A ideia de mapas mentais é comum no inconsciente coletivo. Sempre que mostro meus mapas a pessoas que não os conheciam como “técnica’, muitas comentam: “Ah, mas já fazia isso”.

Realmente eu percebo que muita gente tem uma forma de esquematizar assuntos estudados, ou simplesmente que deseja-se lembrar.

Daí quando vejo em alguns artigos que o britânico Tony Buzan criou acho um pouco de exagero.

Gosto mais da ideia que ele formalizou o conceito, dando o um nome e relacionando as melhore práticas. A partir dele começamos a chamar isso que muito gente já fazia intuitivamente de “Mapas Mentais”.

Acredito que o maior mérito do Tony Buzan foi a grande divulgação feita por ele que contribuiu para popularização da técnica. Ele chegou a ter seus programas de televisão, incluindo as séries Use Your Head, na BBC e In Search of Genius, na BBC2, nos quais estimulava o uso de Mindmaps pelas crianças.

Foram definidas até as 7 leis de Tony Buzan para criar mapas mentais:

  1. Começe no centro de um papel
  2. Use uma imagem central que designe a ideia principal
  3. Utilize-se de cores
  4. Conecte Ramos primários, secundários, tercerários e quantos forem necessários
  5. Deixe os ramos curvelineos para dar um aspecto de árvore a eles.
  6. Use images, nossa mente lida melhor com elas.
  7. Use palavras chaves

Como boas regras, podem ser quebradas de vez em quando, mas isso fica para outro post.

E você? Acha que Tony Buzan CRIOU os mapa mentais? Comente aí?!

Be Sociable, Share!

Twitter-icon Siga-nos no twitter, novidades e promoções exclusivas: @mapasequestoes
logo-ico-mini Cadastre-se no site www.mapasequestoes.com.br e ganhe um ebook de mapas mentais de Direito Constitucional - Artigo 5º - Direitos Fundamentais

  • Emailnaoinformado456456

    Olá, Tony Buzan de fato NÃO criou os mapas mentais, ele desenvolveu a ideia (usar cores, basicamente) além de registrar a expressão “mind maps”, o que leva os desavisados a acreditarem que ele é o inventor. Os mapas foram criados por Evelyn Wood, professora primária americana que criou o sistema de Leitura Dinâmica (Dynamic Reading), que continha o uso de “recall patterns”, estes, os precursores dos mapas como conhecemos atualmente. Posteriormente, outra professora chamada Marilyn Bucley Hanf criou o sistema de “mapping”, baseado nas ideias de E. Wood. Buzan simplesmente copiou essas ideias e as expôs ao grande público. Abs…